fbpx

Clínica

Atendimento em Psicomotricidade Relacional para Crianças, Adolescentes e Jovens

É uma prática terapêutica, de mediação corporal, realizada em grupo, através do prazer de brincar, da expressividade e de jogos simbólicos que favorecem a descoberta de diferentes formas de comunicação.

Objetivos

  • Prevenir dificuldades relacionais, de desenvolvimento e de aprendizagem.
  • Exercer uma prática terapêutica no caso de dificuldades relacionais, de desenvolvimento e de aprendizagem já instalados.
  • Oportunizar uma estruturação mais saudável da personalidade.
  • Estimular posturas positivas frente a si mesmo, ao outro e ao mundo.

Público-alvo

Crianças a partir de 06 meses e adolescentes.

Público de 4 a 18 anos

  • Afirmação da identidade;
  • Ajuste positivo da agressividade;
  • Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
  • Combate a depressão;
  • Ampliação das capacidades relacionais;
  • Melhoria no desempenho escolar;
  • Aceitação e integração de limites;
  • Estímulo a autonomia;
  • Favorece os vínculos afetivos;
  • Amplia a capacidade criativa;
  • Promoção do desenvolvimento psicomotor;
  • Aumento da capacidade para resolução de conflitos;
  • Diminuição da hiperatividade e da desatenção;
  • Imagem corporal mais saudável;
  • Superação da inibição e da timidez;
  • Elevação da auto estima;
  • Estímulo ao protagonismo juvenil e à proatividade.

Desenvolvimento

Os atendimentos são vivenciais e realizados prioritariamente em grupo, mas em casos específicos, poderá acontecer individualmente. Os grupos são mistos e separados por faixa etária visando o equilíbrio nas etapas de desenvolvimento, nas quais utilizamos o brincar, o tempo, a espontaneidade, o espaço, o movimento corporal e os objetos mediadores para facilitar o processo de desenvolvimento global da criança, do adolescente e do jovem.

Os encontros são semanais, tem a duração de 1 hora e acontecem sempre no mesmo horário.

Antes dos atendimentos com a criança, é feita uma entrevista inicial com os pais, para conhecer o perfil da criança, da família e as dificuldades que vem enfrentando.

Periodicamente é realizado um encontro feedback (devolutiva) com os pais com frequência mensal ou bimestral, com a finalidade de acompanhar o processo da criança e orientar os pais.

Da mesma forma são agendadas visitas semestrais à escola da criança a fim de orientar a equipe pedagógica, assim como estabelecer uma comunicação entre a família, a escola e o CIAR.

Reunião com os profissionais que porventura atendam a criança são realizadas conforme a necessidade.

Quer saber mais? Fale com a gente!

Escolha a cidade