Clínica
Atendimento em Psicomotricidade Relacional para Crianças, Adolescentes e Jovens
É uma prática terapêutica, de mediação corporal, realizada em grupo, através do prazer de brincar, da expressividade e de jogos simbólicos que favorecem a descoberta de diferentes formas de comunicação.
Objetivos
- Prevenir dificuldades relacionais, de desenvolvimento e de aprendizagem.
- Exercer uma prática terapêutica no caso de dificuldades relacionais, de desenvolvimento e de aprendizagem já instalados.
- Oportunizar uma estruturação mais saudável da personalidade.
- Estimular posturas positivas frente a si mesmo, ao outro e ao mundo.
INFORMAÇÕES
Curitiba – 41 3343-6964
Público-alvo
Crianças a partir de 06 meses e adolescentes.
Público de 4 a 18 anos
- Afirmação da identidade;
- Ajuste positivo da agressividade;
- Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
- Combate a depressão;
- Ampliação das capacidades relacionais;
- Melhoria no desempenho escolar;
- Aceitação e integração de limites;
- Estímulo a autonomia;
- Favorece os vínculos afetivos;
- Amplia a capacidade criativa;
- Promoção do desenvolvimento psicomotor;
- Aumento da capacidade para resolução de conflitos;
- Diminuição da hiperatividade e da desatenção;
- Imagem corporal mais saudável;
- Superação da inibição e da timidez;
- Elevação da auto estima;
- Estímulo ao protagonismo juvenil e à proatividade.
Desenvolvimento
Os atendimentos são vivenciais e realizados prioritariamente em grupo, mas em casos específicos, poderá acontecer individualmente. Os grupos são mistos e separados por faixa etária visando o equilíbrio nas etapas de desenvolvimento, nas quais utilizamos o brincar, o tempo, a espontaneidade, o espaço, o movimento corporal e os objetos mediadores para facilitar o processo de desenvolvimento global da criança, do adolescente e do jovem.
Os encontros são semanais, tem a duração de 1 hora e acontecem sempre no mesmo horário.
Antes dos atendimentos com a criança, é feita uma entrevista inicial com os pais, para conhecer o perfil da criança, da família e as dificuldades que vem enfrentando.
Periodicamente é realizado um encontro feedback (devolutiva) com os pais com frequência mensal ou bimestral, com a finalidade de acompanhar o processo da criança e orientar os pais.
Da mesma forma são agendadas visitas semestrais à escola da criança a fim de orientar a equipe pedagógica, assim como estabelecer uma comunicação entre a família, a escola e o CIAR.
Reunião com os profissionais que porventura atendam a criança são realizadas conforme a necessidade.