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Psicomotricidade Relacional em Rio Negrinho (SC)

Psicomotricidade Relacional em Rio Negrinho (SC)

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro, Rio Negrinho (SC) e cidades próximas investiram no desenvolvimento pessoal e profissional do educador ao promoverem curso-teórico de Psicomotricidade Relacional. O encontro ministrado por Leopoldo Vieira, teve como objetivo sensibilizar os profissionais para a importância da promoção da qualidade de vida, motivando-os a investirem no resgate das relações afetivas na escola. Além disso,...

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XIV Congresso de Educação e Cidadania em Maringá-PR

A Psicomotricidade Relacional se fez presente no XIV Congresso de Educação e Cidadania, de Maringá, no mês de setembro. Por meio da oficina realizada por Daniara Malacoski e do stand do CIAR no evento, os participantes puderam vivenciar a Psicomotricidade Relacional. Após o evento, psicomotricistas relacionais se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Maringá, para dialogar...

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O essencial que é invisível aos olhos

Pretendo neste artigo convidar o leitor a fazer uma reflexão sobre a missão do profissional da área da saúde, em especial do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, de forma que juntos possamos repensar a relação de ajuda em que estão envolvidos, em sua pratica com seus clientes, sob a ótica da Psicomotricidade Relacional, método que está sendo requisitado como uma ferramenta...

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Na educação e na vida: tudo está bem quando começa bem

Ao criar a Psicomotricidade Relacional, André Lapierre, educador francês, constatou na prática que é na primeira infância que se estrutura a personalidade infantil. Ele costumava comentar comigo: “quando comecei a trabalhar com as crianças, tomei consciência de que, ao expressar problemas psicológicos, elas estavam, na verdade, escondendo conflitos anteriores, mais profundos. Então, cheguei às crianças dos dois primeiros anos, que...

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Do professor, quem cuida?

A essência da missão do profissional da educação é promover o desenvolvimento e o bem-estar dos inseridos no processo de aprendizagem. Há uma necessidade, cada vez maior, do professor construir com o aluno – seja ele criança ou adolescente – um espaço relacional vivenciado, onde os elementos afetivos e emocionais se tornem indispensáveis à aquisição adequada dos conhecimentos e da...

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Futuro: sua escola, como vai? Bem, obrigado!

Nos dias atuais, diante desta fase de adaptação que o Brasil vem passando, vários educadores e gestores educacionais se veem frente às necessidades de mudanças que atendam às expectativas de um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Passam a investir maciçamente em tecnologia da informação, aplicam recursos e mais recursos em reestruturação e se veem confusos diante de tantas...

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O despertar para o desejo de aprender

Pais, professores e todos aqueles responsáveis pela educação, seja ela formal ou informal, demonstram certa ansiedade em querer ajudar a criança a despertar o desejo para aprender e elevar o nível de eficiência do processo ensino-aprendizagem. Há um esforço das autoridades em buscar reduzir a taxa de repetência e evasão escolar de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, principalmente das Escolas...

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Corpo e mente: de mãos dadas

A Psicomotricidade Relacional na escola enfatiza a comunicação humana e comportamentos afetivo-emocionais indispensáveis à conquista do conhecimento e ao bem-estar pessoal e social. Tem função preventiva e visa a potencializar o equilíbrio emocional, a socialização e o desenvolvimento cognitivo. Compromete-se também em auxiliar o professor e o aluno na construção de valores necessários ao processo de ensino-aprendizagem, canaliza ações, efetiva...

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Turmas especiais de Pós-Graduação para professores da rede pública de ensino de Fortaleza

O CIAR comunica que estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Formação Especializada em Psicomotricidade Relacional, que visa capacitar o professor da rede pública municipal para adaptar-se às novas bases de competências atuais, e, ainda, instigar nele a consciência de como atingir a excelência na sua atuação, a partir da compreensão das relações que permeiam as comunidades educacional...

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