fbpx

Vereadores de Arapoti visitam o CIAR

Integração: Vereadores visitam Centro de Psicomotricidade Relacional

Objetivo é implantar no município atividades que auxiliem o desenvolvimento humano nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social

Vereadores de Arapoti visitam o CIAR Psicomotricidade Relacional
Vereadores de Arapoti visitam o CIAR Psicomotricidade Relacional

Os Vereadores Nerilda Penna (PP) e Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC), membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), estiveram na manhã desta quinta-feira no Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR), em Curitiba. Acompanhados pelas especialistas em Psicomotricidade Relacional, Otavia Westphal Elgersma e Thais Aline Frandini, os vereadores participaram de reunião com o diretor da Instituição, José Leopoldo Vieira, e com os também especialistas da área, Luis Alberto Martini e Simone Wachholz.

O objetivo dos vereadores conhecer melhor o método de desenvolvimento humano e ampliar a ação doProjeto de Lei 1664/2015, de autoria do vereador Lelo Ulrich (PT), que dispõe sobre a instituição de atividades de psicomotricidade relacional na Rede Pública Municipal de Ensino. “A implantação deste sistema vai preparar o aluno na sua convivência, tanto profissional como educacional e, principalmente, na convivência familiar”, justificou o vereador Lelo Ulrich.

“O Projeto é uma excelente iniciativa do vereador Lelo, mas gostaríamos que o método fosse aplicado também em outras áreas, como na Saúde e Assistência Social, trabalhando na recuperação de jovens usuários de drogas, por exemplo”, falou o vereador Toddynho.

No último dia 19 de março, sob consulta da Câmara Municipal, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) expediu parecer sobre o Projeto de Lei, concluindo que há vício de iniciativa, ou seja, que a autoria é de competência do Poder Executivo e não do Legislativo. “Contudo, nada impede que a Câmara encaminhe indicação para que o Poder Executivo tome as medidas que julgar adequadas e oportunas”, finaliza o parecer do IBAM.

Extra ao Projeto, os vereadores da CCJ devem entrar em contato ainda esta semana com a Prefeitura Municipal a fim de promover, em parceria, um Seminário de apresentação da Psicomotricidade Relacional aos diversos setores do município. “A ideia é ofertar oficinas de aplicação da Psicomotricidade para que profissionais do município avaliem na prática o método e quais resultados poderão ser obtidos em médio e longo prazo”, explicou a vereadora Nerilda Penna.

CIAR

O Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR) atua há mais de 20 anos  realizando trabalhos que objetivam desenvolver o potencial do ser humano, elevando a qualidade de vida sócio-afetiva e profissional. O CIAR presta serviços ligados às áreas de terapia, educação e saúde, baseados na abordagem relacional criada por André e Anne Lapierre e desenvolvida amplamente no Brasil, desde 1988, pelo Analista Corporal da Relação, José Leopoldo Vieira.

A Psicomotricidade é uma ferramenta que investe não em dificuldades e sintomas, mas em possibilidades de crescimento e de aperfeiçoamento: “ajusta positivamente a agressividade, inibição, falta de limites, baixa tolerância à frustração, hiperatividade; desperta o desejo para aprender, eleva o rendimento escolar; minimiza as dificuldades de expressão motora, verbal ou gráfica; melhora a orientação espaço-temporal, aumenta a capacidade de assimilar novos conteúdos; reduz distúrbios de atenção; desenvolve o potencial criativo, entre outros.

“A metodologia visa promover a cidadania, o desenvolvimento e a transformação social, educação e saúde. O desafio é transformar crianças e adolescentes em alunos que se sintam pertencentes ao município que residem. Para isso, profissionais da Educação serão capacitados para aplicar estratégias que cultivem o bem estar e despertem a esperança e o desejo de viver”, explicou José Leopoldo Vieira.

FONTE: http://www.cmarapoti.pr.gov.br/noticias/integracao-vereadores-visitam-centro-de-psicomotricidade-relacional/

[pb_builder]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.